SEGURADORAS

Allianz
Azul Seguros
Bradesco Seguros
Chubb Seguos
Generalli Seguros
Hdi Seguros
Itaú Seguros
Liberty Seguros
Mapfre
Mutual Seguradora
Nobre Seguradora
Porto Seguros
Sul América
Tókio Marine
Zurich

Dúvidas sobre seguros de automóvel

O CARRO É USADO NO INTERIOR, MAS FOI ROUBADO NA CAPITAL

Quem mora no interior do estado de São Paulo tem sorte. Como lá o índice de roubos é menor, o seguro é mais barato. Essa diferença pode levar o segurado a cair na tentação de informar que o endereço de pernoite do carro é o do sítio do fim de semana, não a residência na cidade. Isso é fraude e a seguradora pode não pagar a indenização. “Diferenças de informação desse tipo são a maior causa de discussão entre seguradoras e segurados”, diz Marcelo Prieto, especialista em seguros automotivos da corretora americana Marsh. “Elas provocam questionamentos e processos internos na seguradora, o que atrasa o processo.” Porém, se o segurado estava somente em viagem à capital, nesse caso o sinistro é pago sem problemas.

O SEGURADO MUDOU DE ENDEREÇO, MAS NÃO AVISOU A SEGURADORA

Isso pode ocorrer quando o motorista renova automaticamente sua apólice e só informa a seguradora depois que o sinistro ocorreu. Na maioria das vezes, não existe má-fé, mas mesmo assim a seguradora pode se recusar a pagar a indenização. “É preciso informar sempre se o endereço em que o carro pernoita mudou, para evitar problemas na hora de pagar a indenização,” diz Osvaldo Nascimento, executivo responsável pela área de seguros do Itaú.

EMBRIAGADO, O SEGURADO BATE O CARRO

Aqui existe uma sutileza legal: para que a seguradora possa alegar embriaguez e não pagar a indenização, é preciso que haja uma prova de que o motorista estava bêbado – em geral, um teste de bafômetro realizado pelo policial. Se o motorista se negar a fazer o teste, o policial pode fazer constar a recusa no boletim de ocorrência e informar que havia aparência de embriaguez, por exemplo. Caso contrário, o não-pagamento da seguradora pode ser contestado judicialmente. Apesar disso, não abuse. Se exagerou no copo, peça ajuda à própria seguradora. Muitas oferecem o chamado “motorista amigo”, que leva para casa o segurado sem condições de dirigir.

Fonte: http://www.quatrorodas.com.br

Fonte: www.tudosobreseguro.com.br



Veja também:
Dúvidas sobre o seguro de carro 2
Dúvidas sobre o seguro de carro 3